março 24, 2014

An interview with: Sílvia Ferreira


A partir do momento em que se entra para a blogosfera, é impossível não ir, aos poucos, descobrindo cada vez mais espaços que nos inspiram e nos fazem sentir "em casa". Exemplo disso é o blog da Sílvia, Raspberry Essence, no qual podemos encontrar parte do seu trabalho como fotógrafa de retrato, mas também alguns detalhes do dia-a-dia que, por mais simples que possam parecer, não lhe passam ao lado. Como amante de fotografia que também sou, propus-lhe uma entrevista para poder partilhar convosco o seu tão delicado trabalho. E foi este o resultado.




Quando e como apareceu, na tua vida, o amor pela fotografia?
Não posso dizer que sou apaixonada por fotografia desde sempre, o meu amor pela fotografia surgiu com o blog. Comecei por criar um blog onde partilhava as minhas primeiras aventuras na cozinha e as receitas que me inspiravam, e aliado a isto surgiu a necessidade de ter fotografias bonitas que acompanhassem o que escrevia. A partir daqui foi todo um mundo novo que se abriu, a vontade de aprender era e é muita e hoje a fotografia é tudo aquilo que adoro fazer e me deixa feliz e realizada.


De que modo fotografar mudou o modo como vês o mundo?
Mudou tudo. Tudo mesmo. Passei a valorizar momentos e detalhes que me passavam ao lado. Hoje olho para tudo o que me rodeia de forma diferente, sou uma observadora nata de sorrisos e expressões!


Qual a tua maior fonte de inspiração?
Tudo! Mas a luz talvez seja o elemento que mais me inspira e traz a minha criatividade ao de cima.




Que material utilizas para fotografar? É mais importante ter um bom material ou captar um momento/sentimento, seja com que material for?
Fotografo maioritariamente com a minha canon 7D e a minha lente 50mm 1.4. Não acho que o material seja o mais importante, até porque se não o soubermos utilizar da melhor forma não serve de muito. Claro que o material também nos ajuda a evoluir e a sentirmo-nos mais confortáveis em correr determinados riscos ou embarcar em novas aventuras.


Quão gratificante é para ti fotografar pessoas em momentos particularmente especiais das suas vidas?
É o melhor de tudo! Sentir que posso fazer parte de momentos tão especiais da vida de alguém é qualquer coisa que me enche o coração.

Manténs contacto com quem fotografas, em particular com as famílias prestes a ter mais um membro entre elas?

Sim, sem dúvida! Muitas vezes acompanho o crescimento dos bebés que fotografei ainda nas barrigas e este tipo de ligação que inevitavelmente se estabelece com os bebés e as suas famílias é algo muito gratificante para mim. O que me derrete mais é quando as mães me enviam mensagem/mail com fotografia do bebé e a anunciarem o nascimento.


 


É importante conhecer quem se fotografa ou o essencial fica sempre registado?
Na minha opinião é importante, ou toda a situação que envolve a sessão se torna muito impessoal. Geralmente troco sempre alguns emails para tentar conhecer um pouco os meus clientes e com essas informações adaptar o meu estilo ao que eles gostam.


Porquê a escolha pela fotografia de retrato e lifestyle?
Gosto muito de fotografia de retrato. É um verdadeiro desafio tentar captar a essência de alguém apenas através de um retrato...e isso faz-me vibrar! O lifestyle são essencialmente fotografias que faço no meu dia-a-dia, pormenores que me fazem feliz e que gosto de registar.


Uma fotografia vale mais que mil palavras?
Sim, sem dúvida.
  




Os detalhes fazem toda a diferença?
Para mim fazem! Eu adoro fotografia de detalhe quer em pessoas, paisagens ou objectos. Os detalhes podem tornar-se em fotografias verdadeiramente maravilhosas que nos fazem sonhar.

A cor do pôr-do-sol diz-te algo. O quê e porquê?
Não me diz algo, diz-me mesmo muito! Sou uma apaixonada pela golden hour e pela magia que esta dá às minhas fotografias. Os tons quentes invadem a minha lente e eu já não penso em mais nada, apenas em aproveitar cada minutinho daquela maravilhosa luz.


Porque é que a luz tem especial destaque nos teus trabalhos?
É  a minha melhor ferramenta de trabalho, é o que mais me fascina! Fico feliz por saber que vos transmito o quão especial essa luz é para definir o meu estilo.




Tens algum lugar de eleição para as sessões que fazes?
Não propriamente. Sou muito de praia e mar, mas gosto igualmente de uma linda paisagem verde.

Há alguma fotografia da tua autoria que tenhas como favorita? Porquê?
Esta é difícil! Talvez a fotografia da capa da minha e-magazine. Porque envolve todo o conceito relacionado com a beleza feminina aliado a uma luz de perder a cabeça.

A cores ou a preto e branco?
Depende muito da fotografia e do contexto, não consigo ter uma única preferência.




A era digital banaliza a fotografia como recordação, isto é, ainda se fazem tantos álbuns como antigamente?
Pela minha experiência, já não se fazem tantos álbuns como antigamente. Mas, a verdade é que era digital também nos trouxe imensas vantagens e felizmente ainda há quem adore fotos impressas e álbuns! Eu sou uma delas.


Já fotografaste em analógico?
Nunca fotografei em analógico, mas um dia gostava de experimentar!

A fotografia é também um modo de vida. É o teu?
Yes, for sure.



Todas as fotografias da entrevista são da autoria da Sílvia.
Podem acompanhar o seu trabalho através do seu blog e da sua página de Facebook.



Etiquetas:

6 comentários: